HOLLYWOOD 2008: TEMÁTICA NAZI

"Valkyrie" a operação militar que tentou "decapitar" Hitler, agora liderada por Tom Cruise

Não creio que seja por acaso que Hollywood tenha realizado em 2008 tantos filmes de temática Nazi. Sabendo que o cinema americano, muitas vezes, acompanha as tendências filosóficas e sociais do momento e da contemporaneidade, alertando às vezes para perigos ou denunciando situações que atingem directamente os direitos humanos, fico cheio de incertezas e céptico quanto a tanta produção cinematofráfica com este tema. O que será que nos estão a querer dizer com eles?

No caso do filme de Tom Cruise, “Valkyrie” percebe-se que a mensagem pode ser alertar justamente para um ressurgimento mundial de toda a temática e filosofias nazis, denunciando os seus extremismos e injustiças. Já Angelina Jolie em “Changeling” chama a atenção para uma história real passada nos anos 40 que faz ressaltar o papel prepotente e machista de toda a cultura de extrema-direita vivida naquela época nos Estados Unidos dos gangsters e máfias policiais. Kate Winslet com o filme (que lhe valeu já um globo de ouro) “The Reader” conta a história de uma mulher julgada em tribunal, na Alemanha do pós-guerra, por ter estado envolvida num campo de concentração. "Australia” com Nicole Kidman passa-se no período do início da 2.ª Guerra Mundial na Austrália, com a invasão japonesa, também obviamente passado nos anos 40.

Porque estamos então a ser “bombardeados” com estas grandes produções de Hollywood, com temáticas dos anos da extrema-direita internacional, e porque escolheram justamente os melhores actores para os representarem? Terá apenas a ver com a “estética” artística do momento?... Ou será um alerta de Hollywood para novos tempos que se aproximam…?