BERLUSCONI JULGADO POR 3 JUÍZAS

conseguirá Berlusconi, uma vez mais, contornar mafiosamente a Justiça?

A juíza de instrução de Milão Cristina Di Censo decidiu o julgamento imediato de Silvio Berlusconi por considerar haver "prova evidente" de delitos de prostituição de menor e abuso de poder. Marcou a primeira sessão para 6 de Abril, em Milão. Estes delitos têm de ser julgados por um colectivo de três juízes, que serão três mulheres - Giulia Turri, Carmen D"Elia e Orsola De Cristofaro. O caso diz respeito à marroquina Karima El-Mahroug, "Ruby", que teria tido relações sexuais com o "Cavaliere" quando ainda era menor, em Fevereiro do ano passado.
Berlusconi tem negado todas as acusações. Mas, ainda segundo a imprensa, os juízes terão reunido uma considerável massa de informação através de escutas telefónicas e do acesso a vídeos das festas "bunga- bunga" do "Cavaliere". Corre o risco de uma pena de prisão até 12 anos. As três magistradas que o irão julgar são prestigiadas e a sua nomeação parece ter "gelado" os partidários de Berlusconi. No domingo houve grandes manifestações de mulheres contra o "Cavaliere", em nome da salvaguarda da "dignidade da mulher", denunciando a "prostituição do corpo e da imagem da mulher". A revista católica Famiglia Cristiana, que tem criticado severamente o exemplo de degradação moral dado ao país pelo "Cavaliere", sublinhava ontem a ironia da situação: "A sentença está nas mãos de três mulheres. Vem de repente à cabeça a ideia de Némesis (deusa grega da vingança que pune a desmesura e o orgulho). Tu, Berlusconi, das mulheres te serviste. As mesmas mulheres te farão justiça."

Entretanto, a sede do jornal il Giornale, propriedade da família de Silvio Berlusconi, recebeu nesta quarta-feira um envelope que continha uma bala e uma carta assinada pelas "Brigadas Vermelhas para a construção da frente anti-imperialista combatente". A carta termina dizendo: "renovando todos os nossos objetivos e operacionais viva a luta armada pela liberdade". O director do jornal, Alessandro Sallusti, explicou que não é a primeira vez que o jornal recebe ameaças desse tipo, mas realçou que neste caso "a mensagem" parece "mais séria", já que se trata de uma carta "coerente" no seio de um clima político explosivo. No dia 6 de abril, Berlusconi será julgado por incitação à prostituição e abuso de poder pelo Tribunal de Milão no seguimento de uma investigação conduzida pela promotoria milanesa, que revelou festas particulares do líder nas quais, terão participado várias jovens, muitas menores de idade, em troca de presentes e dinheiro.