"THE GUARDIAN" ARRASA PORTUGAL RELATIVAMENTE À SEGURANÇA PARA TURISTAS

Albufeira, paraíso para turistas de dia, inferno para as vítimas à noite

Um turista britânico, de 50 anos, morreu no Hospital de Faro, vítima de agressões no concelho de Albufeira. "O homem deu entrada dia 15 de maio no hospital por suspeita de agressão. Apresentava vários hematomas e traumatismos, nomeadamente um traumatismo na zona craniana, e ficou internado na Unidade de Cuidados Intensivos, porque o seu estado era muito greve". A vítima, de nacionalidade inglesa, agredida numa rua do concelho de Albufeira, veio a falecer dia 25, na quarta-feira passada, tendo sido pedida uma autópsia. No sítio da Internet "The Guardian" pode ler-se hoje que a vítima se chamava Ian Haggath, e era de Dunston, perto de Gateshead. A investigação deste caso esteve a cargo da GNR, mas poderá ter que passar para a alçada da Polícia Judiciária com a morte da vítima. A causa das agressões ainda não está totalmente apurada, até porque a vítima não foi roubada, adiantou a mesma fonte policial. Recentemente também um militar britânico foi atacado violentamente tendo falecido devido a um severo golpe no crâneo. Um outro jovem irlandês terá estado também em coma depois de agredido mas conseguiu recuperar. Os ataques, apesar de não provados, são atribuídos ao conhecido gang de Albufeira - o KDP (siglas de Quinta da Palmeira). Há cerca de um mês, um GNR do Posto de Albufeira foi agredido com um taco de basebol por dois elementos do KDP. Estava à civil e em tempo livre, caminhando na zona da Piscina Municipal, mas foi reconhecido. Fugiu e foi perseguido até ao estacionamento do Posto, onde os dois elementos foram detidos. Saíram em liberdade. Há um ano, outro militar do posto foi também agredido por elementos do gang. As agressões sugerem actos de vingança, a militares isolados, pelo forte empenho que a GNR local tem tido no combate ao gang.

Este gang é constituído por delinquentes muito jovens, quase todos adolescentes, que lideram a pequena criminalidade em Albufeira. Actuam sobretudo na cidade onde, este fim-de-semana, na zona de Montechoro, terão ‘feito’ cerca de uma dezena de residências, de onde furtaram plasmas (o seu alvo principal), telemóveis e algum ouro. Mas são também suspeitos de roubos por esticão a turistas, sobretudo no Verão, e também não desdenham o furto de viaturas. Há cerca de um mês, terão agredido, com um bastão, um militar da GNR e, há um ano, outro, à cabeçada. Referenciado por dezenas de crimes em Albufeira o gang mantém a sua actividade criminosa também em Armação de Pêra e Carvoeiro. A GNR reconhece-lhe "identidade própria e alguma organização", tendo fonte do Comando admitido estarem a decorrer "mais de uma dezena de inquéritos" com ele relacionados. Desde o seu aparecimento, há cerca de ano e meio, a actuação do KDP tem constituído uma dor de cabeça para as autoridades, moradores e empresários locais. Já comparados aos jovens delinquentes do Bairro da Bela Vista de Setúbal, o gang já é temido em Albufeira sobretudo pelos comerciantes e ingleses residentes.
No bairro da Quinta da Palmeira, o silêncio é a palavra de ordem. Os próprios moradores têm receio do grupo, sobretudo no horário nocturno, altura em que as cerca de duas dezenas e meia de elementos do KDP (sobretudo rapazes mas também raparigas), "enchem o largo do Centro de Emprego e outras zonas do bairro, bem como as imediações das Piscinas Municipais, a fumar charros e a fazer barulho". Grafittis com tags nas paredes e no pavimento confirmam, aliás, ser aquele o seu território. Com idades entre os 13 e os 20 anos (os mais velhos são os líderes naturais), os KDP revelam organização. Furtam em grupo e fazem contravigilância, com recurso a auto-rádios, para detectar a GNR. Bonés na cabeça, meias sobre as calças: a imagem de marca dos KDP, alguns dos quais se identificam, na internet, como ligados ao grupo da Quinta da Palmeira. O sentido de identidade é claro e já uma imagem de marca de terror. No entanto são já inúmeras cidades ou localidades onde se estão a formar aos poucos gangs de jovens com os mesmos códigos de actuação.